Prazo de Validade dos Cosméticos




- Todos os produtos de beleza e maquilhagem têm um prazo de validade que deve ser respeitado, a fim de assegurar a eficácia do cosmético e evitar infecções incómodas.


- A a maquilhagem é um íman para todo e qualquer tipo de bactéria, devido ao seu contacto frequente com os microrganismos que povoam o ar. Embora os conservantes que cada cosmético contém são desenvolvidos precisamente para combater bactérias, fungos e até vírus, a sua acção é limitada e daí a existência de um prazo de validade.


- Com a terminação do prazo de validade, os conservantes perdem a sua eficácia e o contacto continuado com o ambiente exterior aumenta os riscos de contaminação da pele, olhos e boca.


- A a maquilhagem fora de prazo tem efeitos secundários muito pouco agradáveis: vermelhidão, descamação, inchaço, irritação, dor e sensibilidade na pele e arredores.


- Tal como lê as embalagens do leite ou dos ovos, aprenda a ler os rótulos dos produtos de beleza.


- Qualquer cosmético com prazo de validade inferior a 30 meses deve conter na sua embalagem a seguinte indicação: “utilizar de preferência antes do final de ...”.


- No caso dos produtos de beleza cuja esperança de vida é superior a 30 meses, a embalagem deve apresentar o símbolo do boião aberto com a indicação de quantos meses é que esse produto pode ser utilizado de forma segura desde o dia da sua abertura.




- Saiba quanto tempo dura o quê:
Rímel: 3 meses
Base: 6 meses
Corrector: 8 meses
Pó de rosto: 12 meses
Sombras: 12 meses
Gloss e batom: 12 meses
Blush em creme: 12 meses
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
Verniz: 12 meses
Blush em pó: 24 meses
Pó bronzeador: 24 meses
Creme de olhos: 3 meses
Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e desmaquilhantes: 6 meses
Tónicos de rosto: 12 meses
Protector solar: 12 meses
Cosméticos naturais: regra geral, duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais.



- Para quem tem dificuldade em lembrar-se de tudo isto, nada mais simples do que colar uma pequena etiqueta em cada produto adquirido, com a data de início de uso e prazo de validade do mesmo. Assim, não há que enganar.

1 comentário:

Annaïs disse...

Nossa, nem sabia disso,Medo.

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo