Decore com a Técnica do Guardanapo


Às vezes peças simples que temos em casa podem transformar-se numa peça original, com um desenho característico, cheio de criatividade. Um vaso, um cinzeiro, um tabuleiro, uma caixa, um guarda-jóias, etc., podem ser transformados por si com esta técnica. Até se gostar do motivo do guardanapo ao ponto de o querer ter num quadro pode seguir os seguintes passos tendo em conta que a referida “peça” é uma tela:


Material:
- 1 pincel de cerda plano
- 1 pincel de cerda redondo
- 1 rolinho em esponja
- 1 guardanapo
- Cola própria para aplicação de guardanapos
- 1 Lixa fina

Preparação:
- Retirar algumas imperfeições que a peça tenha com a lixa, de forma a que fique toda homogénea.

- Se quiser pode pintar a peça com o pincel redondo, misturando cores, ou uniformizando. Deixar secar.

- Recortar os motivos do guardanapo que prentende aplicar na peça.


- Retirar as duas folhas do guardanapo e ficar apenas com a folha de cima, a que tem o motivo.

- Pôr cola num local da peça onde pretender colocar o recorte do guardanapo.

- Com cuidado, no local onde pôs cola afixar o recorte do guardanapo, e com o rolinho de esponja pressionar de dentro para fora o guardanapo, mas sempre com muito cuidado para não romper.



- Deixar secar.

- Quando as aplicações que fez anteriormente estiverem bem secas, aplicar uma nova camada de cola por cima delas, utilizando o pincel de cerda plano.

- O grande segredo é usar um pincel bem macio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou muito interessada na tecnica do guardanapo e queria mesmo experimentar a fazer, por isso gostaria que me dissessem qual é a cola que devo utilzar.

Truques de Mulher disse...

A cola a utilizar na técnica do guardanapo pode ser a cola normal que se utiliza (UHU por exemplo). Tenha em atenção o material que está a utilizar pois os tipos de cola dependem dos materiais.

Anónimo disse...

eu estou interessada na tecnica do guardanapo,onde posso adquirir os materiais na zona norte do pais?

Truques de Mulher disse...

Os materiais necessários adquirem em papelarias. Os guardanapos com desenhos mais simples compram-se em lojas de conveniência, supermercados. Guardanapos com desenhos mais elaborados podem ser encontrados em lojas de artes plásticas.

Anónimo disse...

Se eventualmente quiser utilizar a tecnica do guardanapo em madeira, poderei faze-lo com a mesma cola que utilizo noutro material qualquer? Assim que o processo estiver terminado não será necessário passar verniz?

Anónimo disse...

Actualmente vende-se frascos de cola+verniz especificamente para a técnica do guardanapo. Para utilizar em telas ou madeira é mesmo essa! No caso de vidro ou porcelana é necessário adquirir uma cola+verniz para esse efeito. Também já encontramos spray para o acabamento final, evitando as pinceladas sobre toda a superficie a trabalhar. A tinta para a base deverá ser acrílica e de tom claro. Estes materiais encontram-se em papelarias.

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo