Truques Para Cozinhar Legumes e Verduras


- Legumes brancos são conservados claros acrescentando limão à água em que são cozidos.

- Para conservar legumes fora do frigorífico, numa emergência, experimente guardá-los num local fresco (como a sua varanda), embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes.

- A água usada para cozinhar legumes e verduras é rica em vitaminas e sais minerais dissolvidos e pode ser aproveitada no preparo de sopas e caldos.

- Não se deve usar bicarbonato de sódio na hora de cozinhar verduras. Ele elimina parte das vitaminas e altera o sabor. Substitua-o por uma pitada de açúcar.

- Para conseguir uma salada bem temperada, dissolva o sal no vinagre ou no limão e derrame esta mistura sobre ela, antes de acrescentar o azeite.

- Para fazer a desinfecção de verduras é necessário utilizar 200ml de vinagre para 1 litro de água ou 1 colher de sopa de desinfectante para 1 litro de água por um período de 15 minutos para que a desinfecção seja efectiva. É necessário fazer novo enxagúe após a desinfecção.

- Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por 1 minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.

- Para evitar que a salada fique encharcada, coloque um pires invertido no fundo da saladeira. O excesso de liquido concentra-se abaixo do pires.



CEBOLA
- Truques para não chorar ao descascar: colocar um palito de fósforo (apagado) entre os dentes (o enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola que provocam as lágrimas); colocar uma bolinha de miolo de pão na ponta da faca com que estiver a cortar as cebolas; mergulhar a cebola por alguns minutos em água bem quente.

- Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois fica seca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.



CENOURA
- Para que não fique mole e seca, retire o talo antes de guardar.

- Cenouras murchas: colocar dentro de uma vasilha com água que elas voltarão ao normal.

- Ao cozinhar cenouras cortadas em rodelas ou palitos use o mínimo de água possível e adicione uma colher de chá de açúcar. Assim a sua cor e sabor ficarão acentuados.

- As cenouras novas devem ser limpas apenas com uma escovinha, pois, além de ser mais fácil de descascar, elas conservam as vitaminas e os sais minerais.



BERINJELA
- Pode ser preparada com ou sem casca.

- Pode ser cozida, refogada, assada, frita , como conserva , entre outras formas. Pode ser servida como salada ou prato quente.

- Na hora da compra, é importante verificar se está dura e se a casca está íntegra e brilhante. Frutos murchos e batidos não devem ser consumidos.

- Na hora do preparo deve verificar se existem bichinhos que são da mesma cor da polpa. Deve apresentar cor viva brilhante e uniforme.

- Cuidado ao fritar, pois ela absorve muita gordura. O óleo não muito quente, deve ser de boa qualidade.

- Como absorve bastante água, é necessário que seja cozida somente quando esta estiver a ferver e , depois disto , coloque-a num escorredor.

- Em 100 gramas de beringela crua e com casca, há 19 calorias, 1 grama de proteína, 3,9 gramas de hidratos de carbono e nada de gordura.

- Por ser um vegetal, não apresenta colesterol.



BETERRABA
- Prefira as de tamanho reduzido, lisas e sem manchas, pois são mais apetitosas.

- As beterrabas cozinharão mais rapidamente, se acrescentar uma pitada de açúcar à água. O sabor não se modifica e economiza tempo.



COUVE-FLOR
- Para que a couve-flor não escureça, junte ao cozinhar uma colher de leite e não tape a panela.

- Para que a couve-flor não fique com cheiro depois da fervura, coloque na panela uma fatia de pão.



TOMATES
- Se precisar de fazer uma receita que leva Ketchup e não tiver em casa, misture 1 chávena de polpa de tomate com 2 colheres (de sopa) de vinagre, 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo e uma pitada de canela e de cravo em pó.

- Uma maneira de aproveitar o restinho de Ketchup que ficou no vidro: acrescente 1 colher (de sopa) de vinagre, 2 colheres (de sopa) de óleo e orégão a gosto; feche o vidro e agite bem; terá um delicioso tempero para a sua salada.

- Para tirar a acidez do molho de tomate, acrescente uma colherinha de açúcar.

- Coloque o extracto de tomate num prato, cubra-o com óleo ou azeite, evitando assim que fique mofo.

- Tomate sem pele consegue-se mergulhando o legume rapidamente em água a ferver (para não cozinhar) e depois em água gelada. Ou então espete o tomate na ponta de um garfo e gire-o sobre a chama o fogão para chamuscar (este truque também serve para tirar a pele dos pimentos).

- Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho na água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais duro e mais fácil de ser cortado.



ALFACE
- Poucos sabem que as folhas externas do alface têm mais vitaminas que as novinhas que ficam no seu interior. Por isto, aproveite essas folhas mais escuras e durinhas, fazendo uma salada que leve outros ingredientes. Corte essas folhas em tiras bem fininhas e misture com outras verduras.

- As folhas de alface não murcham tão rapidamente se você forrar o compartimento de verduras da geladeira, com uma toalha.

- Para abrir a cabeça da alface americana, deixar de molho em água morna com uma colher de sopa de vinagre, por mais ou menos 15 minutos, e abrir pelos fundos.



OUTROS LEGUMES
AGRIÃO - agrião picado e pedacinhos de bacon frito acentuam o sabor de qualquer caldo.
ALCACHOFRA - As alcachofras podem ficar cinzentas quando cozidas em panelas de alumínio ou de ferro. O melhor é prepará-las em panela de vidro. O talo flexível indica que a alcachofra está fresca e boa para o consumo, ao contrário do talo quebradiço ou muito duro.

BRÓCOLOS - se você quer evitar que o talo dos brócolos fique tão cozido quanto a flor, faça um corte em "X" na base.

ESPINAFRE - as folhas devem ter tamanhos regulares, a cor verde bem escura, sem manchas.

PEPINO - quando for fazer pepino e para que ele não fique amargo, corte um pedaço da parte do cabo, e esfregue a parte cortada uma na outra, até sair o leite. Lave e esfregue.

PIMENTOS - ferva e descasque os pimentões antes de usá-los em molhos ensopados. A casca "pesa" no estômago.

RABANETES – quando já não estão muito frescos ficarão melhores, se os colocar de molho em água fria, pelo menos meia hora antes de serem utilizados.

REPOLHO - os de amanho reduzido e de cor clara são mais tenros.



Informações importantes sobre alguns legumes:
Lentilhas, feijão, grão-de-bico, ervilhas, são fontes riquíssimas em ferro.

O grupo das frutas e vegetais fontes de vitamina ª

Os vegetais e frutas de cor amarelo-laranja como cenoura, abóbora, banana, caqui, melão, etc., e aqueles de folhas verde escuras como espinafre, brócolos, couve, etc., além de sais minerais e fibras são riquíssimas fontes de vitamina A.

O grupo das frutas e vegetais são fontes de vitamina C. A lista compreende: tomates, pimentões, couve-flor, limão, laranja, tangerina, abacaxi, morangos, kiwi, amoras, etc., que são sempre mais eficazes se consumidos crus.

LEGUMES / VITAMINAS
Abóbora: Vitaminas: A e B5, Cálcio e Fósforo.

Alcachofra: Ferro e Tanino

Batata: rica em Hidratos de Carbono, tem Vitaminas C e B, na casca.

Batata-doce: Vitaminas A e do complexo B, Cálcio, Ferro e Fósforo.

Beringela: Vitamina B5 e sais minerais.

Beterraba: Açúcar, Ferro e Vitaminas A, C e do complexo B.

Brócolos: Vitamina A nas flores, Cálcio e Fósforo nas folhas.

Cebola: Fósforo, Ferro, Cálcio, e Vitaminas B e C.

Cenoura: Vitaminas A e do complexo B, Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio.

Couve-flor: Cálcio, Fósforo e Ferro e Vitamina A.

Ervilhas: sais minerais e Vitaminas A, B e C.

Erva-doce: celulose, Cálcio, Fósforo e Vitaminas do complexo B.

Mandioca: Vitaminas do complexo B, Cálcio, Fósforo e Ferro.

Milho-verde: Vitamina B1 e Fósforo.

Nabo: tem celulose e Cálcio.

Pimentão: Vitaminas C, A e sais minerais. Tomate: Vitaminas A, B e C, Fósforo,

Ferro, Potássio e Magnésio.

Sem comentários:

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo