Truques Para o Cabelo

"O cabelo é a moldura do rosto"

Antes de mais nada, veja qual é o seu tipo de cabelo:
- Cabelos Secos: Falta de brilho, aspecto seco desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.
- Cabelos Oleosos: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.
- Cabelos Normais: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.
- Cabelos Mistos: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas. Actualmente este é um tipo de cabelo bastante comum.

TRUQUES NA LAVAGEM
- Use sempre champô e amaciador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.

- Não use champô demais nem o coloque directamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

- Enxagúe bem os cabelos para retirar o excesso de champô e amaciador e use um champô anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguadela com água fria.

- Na lavagem, remova muito bem o champô e o amaciador. Se ficarem resíduos, os fios pesam e o corte não aparece.

- Não ponha amaciador junto à raiz do cabelo.

- Para uma lavagem rápida e seca, passe talco no cabelo e escove por completo.

- Não ensaboe a cabeça por mais do que 30 segundos.

- Após aplicar o champô, enxagúe os cabelos com água fria para fazer a humidade aderir aos fios de cabelo.

- Aguarde ao menos 48 horas depois de tingir os cabelos para usar champô. Dê um tempo para ele absorver a cor.

- Não utilize o vulgar 2 em 1 (champô com amaciador) pois enfraquece o cabelo.

- Após o amaciador, aplique um creme hidratante sem enxaguar, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.

- Antes de o lavar o cabelo desembarace-o com um pente de dentes largos, para que seja mais fácil penteá-lo depois.




TRUQUES PARA PENTEAR OS CABELOS

- Escovas arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos, as de diâmetro maior alisam e as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas são boas para cabelos crespos.



- Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois penteie próximo à raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, porque molhado o cabelo é mais frágil.



CABELO FORTE VERSUS CABELO FRACO
- Para dar força aos seus cabelos escolha amaciadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular e ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.

- As proteínas hidrolisadas também podem ser usadas para as pontas espigadas.

- As pontas espigadas podem ser consequência de agressões físicas e/ou química, mas também pode ser um resultado de escovagem agressiva.

- As pontas espigadas devem ser aparadas a cada 2 ou 3 meses.

- Enquanto não poder cortar as pontas espigadas, experimente aquecer um pouco de azeite e depois, com ajuda das pontas dos dedos, coloque-o sobre as mesmas, nutrindo-as! De seguida, proceda a uma secagem rápida com o secador, de modo a que o azeite seja absorvido pelo cabelo. Tenha cuidado na aplicação do azeite: faça-o em pequenas quantidades e apenas nas pontas, para que não fique com um ar demasiado oleoso.

- Para prevenir o aparecimento de pontas espigadas use diariamente um produto próprio de preferência à base de silicone

- Para dar brilho utilize amaciadores com agentes que formam uma película sobre o cabelo dando também uma aparência mais lisa.

- O crescimento do cabelo está relacionado com três factores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sanguínea. Um cabelo saudável poderá crescer normalmente cerca de 1 cm por mês!

- Se verificar que o seu cabelo deixou de crescer ou que tem crescido menos do que é normal recorra a um especialista (terapeuta capilar ou dermatologista).

- Para que o seu cabelo cresça mais rápido active a circulação sanguínea. Massaje o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade.

- Para o cabelo crescer com força e vitalidade não se esqueça de beber muita água e da actividade física.

- A cebola é conhecida pelas suas propriedades anti-queda do cabelo (para prevenir a calvície), embora não seja propriamente uma via para fazer com que o cabelo cresça mais rápido. Para usar a cebola, é necessário esmagá-la com um pouco de água e aplicar a mistura no cabelo durante alguns minutos! Se o cabelo for lavado de seguida, quaisquer vestígios do cheiro a cebola serão retirados!

- Especificamente para o crescimento do cabelo pode ser usada a seguinte máscara: misturar no liquidificador algumas folhas de urtiga com um ovo e metade de um abacate médio. Depois de tudo bem misturado, deitar o preparado sobre o cabelo e deixar actuar durante 30 minutos! Para evitar que caia alguma parte do preparado, enrolem a cabeça com papel de prata!

- Evite fumar ou frequentar ambientes de fumo. A nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao cabelo.

- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressequido e, consequentemente, mais frágil, retirando o brilho natural.

- As máscaras são uma óptima ajuda para manter o seu cabelo solto e suave pois alimentam, fortalecem e dão vigor ao cabelo. Devem ser utilizadas uma vez por semana pelo menos. Para melhorar a penetração, envolva a cabeça numa toalha aquecida ou em papel de prata para reter o calor.

- Deixe o seu couro cabeludo respirar e modere na utilização de chapéu, boné ou lenços na cabeça.



TRUQUES PARA O DIA-A-DIA
- Para diminuir o volume do seu cabelo, prenda o cabelo húmido com uma touca caseira (meia de nylon). Um óleo à base de silicone, aplicado nas pontas dos cabelos também os deixa menos volumosos.

- Para dar volume a cabelos com permanente entre as lavagens, humedeça um pouco seu cabelo com água fresca e ajeite os caracóis com os dedos.

- O seu cabelo fica achatado? Para lhe dar mais volume, faça trancinhas de um centímetro apertadas na raiz. Depois penteie com um pente por cima da trança e vai ver o resultado.

- Para conseguir mais volume no seu cabelo enrole bigoudies de borracha e ponha uma toca de banho. Passe água quente na cabeça e depois tire a touca a aplique um spray fixador.

- Um dos motivos da caspa e a oleosidade do cabelo masculino é a testosterona, uma hormona masculina. Uma maneira de controlar esses efeitos é usar produtos para limpeza profunda do couro cabeludo, não lavar o cabelo com água muito quente - pois aumenta a oleosidade - e evitar pentear ou escovar os fios com força.

- Use um pouco de creme para remover a electricidade estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como encaracolados. Aplique uma quantidade bem pequena numa mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passe as mãos entre os cabelos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de as fazer, para dar os retoques finais.

- Para retirar electricidade estática utilize amaciadores que contêm amónia quaternária podem reduzir a electricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-os. Também pode evitar electricidade estática humedecendo a sua escova antes de escovar.

- Dê preferência a escovas com revestimento de cerâmica ou com cerdas naturais. As escovas com cerdas naturais, se forem de madeira, supõem algum cuidado na sua utilização, isto porque não devem ser aplicadas no cabelo molhado, já que poderão criar fungos nocivos para o cabelo.

- Use spray para manter o penteado no lugar. Se deseja uma aparência de suavidade, mas precisa controlar o cabelo, coloque o spray na palma das mãos e passe suavemente na superfície do cabelo.

- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha. Depois seque o cabelo com uma distância de 15 centímetros do cabelo, a uma temperatura mínima ou média.

- Nunca esfregue os cabelos molhados com a toalha. Limpe suavemente, pressionando a toalha, de modo a absorver o excesso de água da lavagem.

- Depois de aplicar hidratante no corpo ou na cara, passe as palmas das mãos, com aquilo que sobrar do mesmo, sobre as pontas dos cabelos (que devem estar secos) que precisem de ser disciplinadas!

- Se tem o cabelo pintado e o seu aspecto actual não é dos melhores experimente diluir a sua dose normal de champô com um pouco de água com gás. Esta mistura irá ajudar a clarificar o cabelo, dando-lhe um ar mais saudável e permitir-lhe-á eliminar progressivamente a cor duvidosa, que o seu cabelo apresenta.

- Manter um cabelo com um ondulado bonito e saudável não é tarefa fácil, e requer algum cuidado e muita dedicação. O fundamental é manter sempre o cabelo bem hidratado. Para tal podem recorrer a máscaras específicas, de hidratação, caseiras ou não, e usar um bom amaciador, sempre que lavar o cabelo.


- Convém não lavar o cabelo mais do que três a quatro vezes por semana Se o fizer mais vezes, use apenas amaciador, e não champô.

- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.


- Evite dormir com os cabelos molhados pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protectora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.

- Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Ureia, são estimulantes sanguíneos.

- Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade.

- O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros factores dificultam a hidratação originando um cabelo seco.

- Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e stress pioram o problema.

- Para cabelos oleosos deve utilizar-se um champô sem SLS (SLS - substância que funciona como detergente, solúvel em água e que ajuda a retirar a gordura. Nos champôs, são essencialmente quatro os tipos possíveis dessas substâncias, cujas designações surgem normalmente em inglês: ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate, do mais agressivo ao menos nocivo, respectivamente. O SLS corresponde ao Sodium Lauryl Sulfate, que também pode ser designado por Sodium Dodecyl Sulfate, e está no conjunto dos menos agressivos, embora não seja o mais suave de todos), ou o mais suave possível, de modo a fazer com que o cabelo se torne mais forte.

- Engana-se quem acha que cabelos normais não precisam de cuidados. Os cabelos normais, como todos os outros, também estão expostos diariamente às agressões do sol, vento e poluição, logo precisam de atenção.

- Cabelos quimicamente tratados são quebradiços, frágeis e opacos, possuem grande tendência à formação de pontas espigadas. Acumulam electricidade estática e são difíceis de pentear. A nutrição capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratados e desvitalizados.

- Atenção aos elásticos de cabelo! Podem parti-lo se os usar com muita frequência.

- Os cabelos compridos são mais frágeis e partem-se com mais facilidade. Não se esqueça de colocar sérum nas pontas de 3 em 3 dias.

- No mínimo aguarde 20 dias entre a permanente e a descoloração. Não as faça de seguida para não cansar o cabelo.

- Se o seu cabelo tem alguma característica especial (tinta, caspa, gordura) alternecem cada lavagem com um tratamento específico para cada caso.

- As espumas, sprays ou ampolas não deixam o cabelo solto como os produtos em creme.

- O cabelo extrai a sua força e vitalidade do couro cabeludo. Os complexos capilares vitaminados, soros e tónicos mantêm-no em perfeito estado.

- As suas tranças desfazem-se em pouco tempo? Durarão mais se as fizer com o cabelo húmido. Umas vez feitas aplique gel fixador.




CABELOS E A ALIMENTAÇÃO
- A alimentação é um factor muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos proteicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo.

- Vitamine-se por dentro e por fora. Como os cabelos pertencem a uma região mais periférica e menos importante do corpo, o que sobra de nutrientes vai para o cabelo. Por isso tem que ter bons nutrientes “de sobra” para chegarem à “recta final” intactos e em muita quantidade.

- Queda de cabelo e cabelos sem vida podem ser sinal de má alimentação. Tente diminuir o colesterol e as gorduras.

18 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, será mesmo uma regra lavar o cabelo todos ou quase todos os dias?
Tenho 40 anos e lavo o cabelo uma vez por semana. É forte, bonito e tem o aspecto limpo mesmo ao fim de uma semana. Quando o lavo, é mesmo por uma questão de higiene.
Ao contrário de algumas opiniões, não associo a obrigação de lavar a cabeça com a frequência de tomar banho.
... A não ser que haja tipos de cabelo que o exijam.
PS : uso apenas shampoo e amaciador nas pontas (nada de cremes extra, nem máscaras)

Anónimo disse...

Afinal, será mesmo uma regra lavar o cabelo todos ou quase todos os dias?
Tenho 40 anos e lavo o cabelo uma vez por semana. É forte, bonito e tem o aspecto limpo mesmo ao fim de uma semana. Quando o lavo, é mesmo por uma questão de higiene.
Ao contrário de algumas opiniões, não associo a obrigação de lavar a cabeça com a frequência de tomar banho.
... A não ser que haja tipos de cabelo que o exijam.
PS : uso apenas shampoo e amaciador nas pontas (nada de cremes extra, nem máscaras)

Anónimo disse...

Cuido muito bem de meus cabelos. Não exponho-o ao sol com frequencia, lavo a cada 6 dias e uso produtos próprios para meu tipo de cabelo.
Tenho os cabelos mistos; oleosos na raiz e normais nas pontas. uso um anti-resíduo para lavar a raiz e um shampoo para cabelos normais para o restante. hidrato toda vez que lavo e uso produtos expessíficos para a escova.
Não é dificil cuidar, basta se amar.

Anónimo disse...

eu tenho o cabelo medio mas queria que ele cresce se ate debaixo dos ombros por favor ajudem me atraves de truques caseiros porque ja to farta de me ver assim. obrigado!

Anónimo disse...

Meus cabelos sao difíceis de diciplinar,não tenho mais paciência,são oleosos na raiz e secos nas pontas.Quando vou fazer escova eles ficam muito volumosos,sem vida,eletricos.Me digam o que fazer,por favor...

Anónimo disse...

Tenho um cabelo muito oleoso e lavo-o todos os porque fica feio por causa da oleosidade gostava que me dissese o que devo fazer para acabar com a oleosidade. Respondam-me pf para o mail andreia.91@hotmail.com

Anónimo disse...

Meu cabelo é muito fraco... cria pontas duplas demais e eu faço banho de creme todo fim de semana... nao sei o q eu faço mais!!! =/

Anónimo disse...

o meu cabelo é seco e está cheio de pontas espigadas! é incrivél. no outro dia cortei quatro dedos e nao gosto nada de me ver assim mas teve mesmo que ser, mas agora está igual a antes! pior ainda porque está mais curtinho! não gosto mesmo nada! é que os meus cabelos já são secos e depois como tomo uns comprimidos para o acne 2 vezes por semana ainda piora. há alguma coisa que eu possa fazer para não ter tantas pontas espigadas? eu uso champô, amaciador e mascara repara e protege da Pantene Pro-V. ultimamente tenho usado muito rabo-de-cavalo porque nao gosto de me ver com cabelo pelos ombros. acham que devo deixar crescer e não ligar muito ás pontas espigadas? ou cortar todos os 2 meses para que nao tenha muitas pontas espigadas e cresça muito devagar??? preciso de conselhos, estou a desesperar com este cabelo! ajudem me se faz favor!

Anónimo disse...

Gostaaria que tivese uns cortes de cabelos,modelos nome dos cortes,para a gente ter mais idéias mais modelos paara quando irmos ao salão de beleza.
Lavo o caabelo um dia sim um dia nãão. mas no dia seguinte já esta oleoso novamente.
porq isso acontece?

Por usar Shampoo e condicionador errado?

se puderem responder :D

Cláudia disse...

Eu tenho um cabelo muito oleoso. Também achava que era dos shampoos e passei a vida a alterar os cremes, mas entretanto encontrei uma marca, marca esta nada de especial comprada num supermercado normal, que me deixou o cabelo muito mais natural! As minhas pontas espigam mais facilmente porque fica mais seco nas pontas, mas ao menos já não acabo o dia com o cabelo brilhante e sem volume. Acho que temos que encontrar "O" shampoo certo. E aí temos os nossos problemas resolvidos.

Anónimo disse...

OI
EU TENHO O CABELO SECO, MUITO GROSSO E MUITO VOLUMOSO, NÃO HA CHAPINHA NEM ESCOVA Q MELHORE.
É UM CABELO REBELDE, COM BASTANTE FRIZZ, QUE FICA PARECENDO UM TRIANGULO COM MEU ROSTO. JÁ NÃO SEI O Q FAZER PARA MELHORAR, POIS JA USEI INUMEROS CHAMPUS.. CREMES..E CONDICIONADORES..
QUERIA VER SE VCS TEM ALGUM CONSELHO, IDEIA PARA MEU CABELO.
MUITO OBRIGADA.

Missey disse...

Oi Anónimo!!!! Tive exactamente o mesmo problema que tu. Realmente só no cabeleireiro é que me conseguem esticar. Dura 2 dias, mas sempre resulta. Ao fim de um ano ele já tomou o jeito e já não encaracola tanto! É dinheiro bem gasto!!!

Anónimo disse...

Eu tenho o cabelo muito encaracolado também... é de morte!!!! Fico 1 hora todos os dias a esticá-lo com chapinhas. Mas realmente agora é cada vez mais fácil.

Anónimo disse...

Eu não tenho problemas com o meu cabelo...gosto dele e cresce muito depressa.
Acho que o segredo é a forma como o trato: com naturalidade.

Regra nº 1 - Lavar só quando precisa, normalmente de dois em dois dias; De vez em quando aguenta bem três...ou quatro.

regra n.º 2: Nunca secar o cabelo com secador. Passar a toalha e pronto. Excepção - na cabeleireira;

Regra n.º 3: pentear o cabelo ( mesmo liso como o meu) com um pente de dentes largos e com os dedos quando ainda está humido. quado está seco humedeço as mãoes e modelo só do meio para as pontas com os dedos.

Experimentem!

Anónimo disse...

Olá, tenho o cabelo com uns caracois largos e com bastante volume, e esstou farta. Já tentei um alisamento mas não resultou de nada, têm algum conselho que alise cabelos?

Anónimo disse...

Devo dizer o que comigo resulta, é apenas na lavagem usar shampoo, pois tenho o cabelo oleoso, levar dia sim dia não. Não uso condicionador nem mascaras, só uso condicionador quando me lembro ou quando vou á cabeleireira. Seco o cabelo ao natural e penteio 1x por semana. Não uso champoo especifico para cabelos oleosos mas sim para volume.

E o cabelo tem estado óptimo. E dizem que devemos mudar a marca, a especificidade do champoo de mes a mes. Não sei é verdade mas gostava de saber?

Anónimo disse...

acho que o truque para um cabelo bonito, é tratá-lo com naturalidade, não usando quase nenhum produto cosmetico.

*Continuação do post anterior

Anónimo disse...

Olá. eu tenho o cabelo cheio de volume, e muito forte. está cheio de caracóis, por baixo, mas por cima, a meio do dia, fica meio liso. eu nao quero perder os meus caracóis. o que posso fazer para perder um pouco de volume, e para o meu cabelo ficar TODO encaracolado?

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo