Truques Para Velas Decorativas



Que tal iluminar mais a sua casa sem gastar energia eléctrica e oferecer ao ambiente um toque especial? Para enfeitar os ambientes, decorar, dar como presente, ou quem sabe surpreendê-lo num romântico jantar à luz de velas...

- Pode sempre pôr como centro de mesa, mas convém que neste caso tenha um tamanho ajustado ao tamanho da mesa.

- As velas compõem arranjos delicados, rústicos, grandes e pequenos. Você pode espalhá-las pela casa, solitárias ou em conjuntos. Pode fazer os seus próprios arranjos e criar focos de luz. ~


- Para a sua casa pode escolher entre velas de todos os tipos, figurativas, arrojadas, tradicionais, clássicas, inovadoras.

- Para tingir a parafina, use anilina para velas para tons escuros e giz de cera para tons claros, sempre com a parafina quente e mexendo bem.

- Para fazer o pavio, use barbante de algodão 100% embebido em solução de ácido bórico. Depois de completamente seco, mergulhe-o na parafina, esticando-o sobre a pedra mármore ou fórmica. Estarão prontos depois de secos.






- Troncos, rochas ou pedras podem ser distribuídas na forma antes de receber a parafina, de modo que fiquem na superfície. Plantas desidratadas também podem ser coladas na vela depois de pronta. Basta mergulhá-las na parafina líquida e colar rapidamente na superfície da vela, antes do banho final de parafina.

- Pode comprar uma vela simples, de uma só cor, e colocar-lhe uma ilustração ao seu gosto pela técnica do guardanapo (ver o nosso artigo sobre a técnica do guardanapo”).



FAÇA VOCÊ MESMA A SUA VELA ARTESANAL
Material necessário
- parafina
- panela grande
- colher de pau de cabo longo
- pavio ou barbante encerado
- fôrma no formato desejado

Preparação:
- Coloque a parafina numa panela grande, leve ao fogo brando em banho-maria e mexa com a colher de pau. Assim que ela derreter, desligue o fogo.

- Vá mexendo de vez em quando até a parafina estar totalmente derretida.

- Posicione o pavio e despeje a parafina na fôrma.




FAÇA VOCÊ MESMA A SUA VELA FLUTUANTE
Material
- 1 Kg de parafina
- 100 g de cera micro
- 30 a 50 ml da essência que preferir
- corante a base de óleo (anilina)
- pavio
- palitos
- 1 panela pequena
- vaselina líquida
- forma (com o formato que você preferir)

Preparação:
- Aqueça a parafina com a cera micro em banho-maria até derreter tudo. A fusão ficará transparente como água.

- Mergulhe o pavio, em pedaços de 25 cm, na cera e estique-o para que seque de forma recta e uniforme. Ele ficará bem firme. Guarde-o.

- Acrescente o corante - apenas um pouco já dará uma cor consistente - e misture bem com os palitos de madeira.

- Acrescente algumas gotas da essência

- Unte as formas com a vaselina líquida.

- Derrame a parafina já colorida nas formas untadas.

- Deixe endurecer por alguns minutos até que a cera fique um pouco consistente, mas não dura. Para saber melhor o ponto certo, sacrifique uma de suas formas elegendo-a para teste - ela poderá voltar para a panela de novo e voltar à forma líquida.

- Corte o pavio em pedaços de 3 a 4 cm e coloque-os bem no centro da sua vela até encostar no fundo da forma.

- Deixe secar até endurecer definitivamente. Retire as velas das formas e corte novamente os pavios de cada forma de modo a deixá-los apenas com 1 cm.


FAÇA VOCÊ MESMA A SUA VELA CANELA
Material
- 1,5 kg de parafina em pó
- 1 pavio parafinado com base em metal
- 1 leiteira e 1 assadeira redondas
- 2 formas redondas
- essências de canela
- corantes à base de óleo (vermelho e marrom)
- canela em pau
- vaselina
- palitos de madeira (pode ser lápis)

Preparação:
- Colocar a parafina em banho-maria na leiteira até derreter. Dica: Coloque algumas gotas de vinagre na água do banho-maria.

- Enquanto a parafina derrete, unte a forma com bastante vaselina para a vela sair facilmente.

- Quando a parafina estiver derretida, acrescente a essência (1 tampa) e os corantes (1/2 tampa de cada).

- Coloque o pavio na forma menor. Depois despeje a parafina na forma.

- O pavio deve ficar bem centralizado e reto. Para mantê-lo na posição, utilize um hashi (palito japonês).

- Deixe endurecer por aproximadamente 1h30. Esse tempo depende das condições climáticas.

- Unte a forma maior com vaselina. Disponha as canelas em paus em volta da forma de modo que fiquem equidistantes. Dica: Se tiver dificuldade em equilibrar as formas, utilize grampos.






- Coloque a vela no centro da forma. Despeje a parafina até 1 cm do fundo da forma e espere esfriar fixando as canelas. Espere endurecer por aproximadamente 15 minutos. Dica: A parafina deve estar bem quente! Preencha toda a forma até a borda.






- Espere 2 horas, aproximadamente. Retire da forma. Para dar o acabamento na vela, você deve raspá-la, utilizando uma faca ou espátula. O processo da raspagem é muito simples! Basta retirar a parafina que está cobrindo as canelas, e pronto!





FAÇA VOCÊ MESMA A SUA VELA EM GRÃOS
Material
- parafina comum em pó e parafina lentilha-plus
- anilina em pó à base de óleo cor de laranja
- vaselina líquida ou essência à base de óleo
- 1 vidro comprido alto
- sacos plásticos
- pavio próprio para velas-gel
- 1 luva cirúrgica ou plástica

Preparação:
- Tinja a parafina comum em quatro tons de laranja. Coloque pequenas porções de parafina branca num saco de plástico, acrescente a anilina em pó e a essência oleosa (ou a vaselina). Quanto maior a quantidade do líquido, mais diluída será a tonalidade final.

- Feche o saco de plástico mantendo o ar dentro e balance para tingir por igual.

- Comece a montagem: despeje no vidro uma pequena porção de parafina comum. Posicione-a m um canto, inclinando levemente o vidro.

- Acrescente aos poucos, irregularmente a parafina, alterando os diferentes tons com a parafina branca. Despeje de maneira que os grãos escorram pela parede do vidro.



- Quando faltarem 3 cm para atingir a borda do vidro, cubra a superfície com uma fina camada de um único tom de parafina comum em pó. "Cave" quatro espaços com o dedo para produzir um efeito diferente e cubra com a parafina comum.

- Enfie o pavio no centro da vela, mantendo uma distância de 2 cm do fundo do vidro. Esse cuidado é importante, pois impede que o fogo do pavio encoste no vidro e o parta.

- Para fazer o acabamento e facilitar o transporte das velas, derreta uma pequena quantidade de parafina branca comum em banho-maria e despeje devagar sobre a parafina em pó. Este processo é opcional.


Dicas:
- Prefira a parafina de cor mais branca e transparente, é a de melhor qualidade.

- Na hora de escolher o pavio, lembre-se de que quanto mais grosso for, mais depressa queima. Quanto mais fino, menor a chama e a vela queimará mais lentamente.




- O melhor tipo de pavio é o de algodão trançado e preparado quimicamente, chamado de pavio quimicado, que não deixa a parafina escorrer. Já o pavio de barbante não absorve bem a parafina, por isso a vela derrete e a chama apaga logo.

- No caso de velas coloridas, adicione anilina em quantidade suficiente para obter o tom desejado e mexa bem. Lembre-se de que a cera quente tem mais transparência, tendendo a acentuar a tonalidade na medida em que for esfriando.



- Se preferir, faça antes um teste de cor. Aqueça uma mistura de parafina e anilina. Com uma colher, retire um pouco dessa mistura e coloque sobre a torneira de água fria. O tom obtido será o resultado da cor final.

- Anote a proporção ao fazer velas perfumadas: adicione 100 g de essência oleosa para cada quilo de parafina.

4 comentários:

Anónimo disse...

olá já que utiliza as fotos das minhas velas podia colocar o nome da artesã a vela candeeiro e a vela quadrada com 2 velas são feitas por mim velas artesanais mluisapinto http://velasartesanais.no.sapo.pt

Ro Leoni disse...

Eu ganhei uma vela feita a mão , especialmente para mim so que no transport quebrou . Teria alguma dica para consertar ? obrigada : )

Truques de Mulher disse...

Luisa,

As fotografias que utilizamos foram-nos enviadas por mail para ficarem expostas, mas como não temos intuito publicitário apenas serviram para decoração do post.

Cumprimentos.

Truques de Mulher disse...

Ro Leoni,

Falámos com uma especialista em trabalho com velas e outro tipo de artesanato e disse-nos que o seu caso é muito complicado de se resolver se quiser manter a vela exactamente igual, pois seria preciso aquecer as bases de cada topo da vela para tentar voltar a ligá-la.

Cumprimentos,

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo