Truques Para Decorar Muros


Os muros são necessários para garantir a privacidade e a segurança, ou mesmo delimitar áreas. Mas convenhamos: eles não são nada bonitos. Por mais que se utilizem materiais modernos e arrojados, muros são sempre muros. A boa notícia é que quem gosta de plantas pode contornar este problema e ainda criar um visual natural, integrando o muro no projecto paisagístico de sua casa.


TREPADEIRAS SARMENTOSAS OU COM GAVINHAS: As gavinhas assemelham-se a uma espécie de fios finos e enrolados que permitem que a planta se fixe nos apoios que encontra pelo caminho. Podem conferir um visual belo e florido ao muro, mas necessitam de uma estrutura de suporte como uma tela de arame ou plástico, distanciada uns 3 cm do muro.

Exemplos:
Tetrastigma ou trepadeira-castanha (Tetrastigma voinierianum) - visual muito ornamental, como se fosse uma densa cortina de folhas. Inconveniente: tem um crescimento muito vigoroso e acaba por engolir qualquer outra planta que estiver ao seu lado. Ideal para regiões de clima ameno e frio, só se desenvolve bem sob sol pleno. O espaçamento ideal para o plantio é de 50 cm entre as plantas.

Maracujá-roxo (Passiflora edulis) - é o mais conhecido, produz flores belíssimas, com uma mistura de cores exuberante e frutos quase o ano inteiro. Necessita de sol pleno para se desenvolver. Propaga-se por meio de sementes. O plantio utilizando mudas já formadas garante maior rapidez na cobertura do muro. O espaçamento ideal para o plantio é de 1,5 m entre as plantas.

Maracujá-de-flor-vermelha ou maracujá-poranga (Passiflora coccínea) - esta espécie de maracujá caracteriza-se por apresentar flores predominantemente vermelhas. Necessita de sol pleno para se desenvolver e propaga-se por meio de sementes. O espaçamento ideal para o plantio também é de 1,5 m entre as plantas.

Amor-agarradinho ou mimo-do-céu (Antigonon leptopus) - a sua folhagem é brilhante e a floração cor-de-rosa é abundante e delicada. A condução com fios de nylon é fundamental para sua adaptação. Deve ser cultivada sob sol pleno. Reproduz-se por meio de estacas e o espaçamento indicado é de 50 cm entre as plantas.



Falsa-vinha ou hera-de-inverno (Partenocissus tricuspidata) - pode proporcionar o fechamento total do muro, mas no Outono/Inverno perde parte das suas folhas, expondo as suas ramificações que são muito ornamentais. Necessita de sol pleno para um perfeito desenvolvimento, mas pode adaptar-se à meia-sombra. A sua reprodução dá-se por estaquia da ponta dos ramos e o espaçamento ideal para o plantio é de 50 cm entre as plantas, rente ao muro.



TREPADEIRAS DE RAÍZES ADVENTÍCIAS:
Estas plantas trepadeiras caracterizam-se por se fixarem por meio das suas raízes adventícias. Podem esconder o muro se a superfície for porosa e áspera (tijolo aparente, pedras e chapisco grosso). Elas só não vão bem em muros pintados com cal.

Exemplos:
Unha-de-gato (Ficus pumila) - pode resultar no fechamento total da superfície do muro. Os especialistas não recomendam o seu uso em paredes, apenas em muros, pois ela retém muita humidade. Necessita de sol pleno ou meia-sombra com algumas horas de sol por dia para se desenvolver bem. Reproduz-se por meio de estacas das pontas dos ramos. O espaçamento ideal para o plantio é de 50 cm entre as plantas, bem rente ao muro.



Singónio (Singonium podophyllum) - fixa-se muito bem sobre o chapisco grosso. Dá-se muito bem à meia-sombra. Reproduz-se por meio de pedaços do caule e o espaçamento ideal para o plantio é de 30 cm entre as plantas.

Jibóia (Sindapsus aureus) - é a trepadeira ideal para regiões quentes e do litoral. Muito ornamental, combina com muros de pedras e até concreto. Pode ser cultivada à meia-sombra com óptimos resultados. Reproduz-se por meio de estacas e o espaçamento ideal para o plantio é de 30 cm entre as plantas.

Heras (Hedera helix e Hedera canariensis) - indicadas para regiões de clima ameno e frio, desenvolvem-se bem em muros rústicos, como os de chapisco. Podem ser cultivadas sob sol pleno, mas vão melhor à meia-sombra. A sua reprodução dá-se por meio de estacas e o espaçamento ideal para o plantio é de 30 cm entre as plantas, rente ao muro.





TREPADEIRAS DE CAULES TORCIDOS: possuem caules lenhosos e vigorosos, crescem rápido e geralmente produzem lindas flores em abundância. Este tipo de trepadeira exige um pouco mais de trabalho, pois é preciso conduzir o seu crescimento com arames ou fios de nylon. O recurso da tela de arame também é átimo para estas trepadeiras.

Exemplos:
Congéia (Congea tomentosa) - quando bem adaptada é capaz de cobrir-se totalmente de flores. O seu crescimento é vigoroso e rápido. Ideal para climas quentes. Em regiões frias o resultado não é tão bom. Necessita de sol pleno para florir em abundância. Multiplica-se por meio de estacas e o espaçamento ideal para o plantio é de 1m entre as plantas.

Tumbérgia-azul (Tumbergia grandiflora) - esta trepadeira geralmente cresce bem rápido e produz belas flores de coloração lilás/roxo. Necessita de sol pleno e reproduz-se por meio de estacas. O espaçamento correcto para o plantio é de 50 cm entre as plantas.

Tumbérgia-sapatinho ou sapatinho-de-judia (Tumbergia mysorensis) - trepadeira de belíssima floração, no começo cresce lentamente, mas com o passar do tempo seu desenvolvimento se acelera. Deve ser cultivada sob sol pleno. Reproduz-se por meio de estacas e o espaçamento indicado é de 50 cm entre as plantas.

Sete-léguas (Pandorea ricasoliana) - apresenta crescimento vigoroso, forma uma cortina densa e florida. Multiplica-se por meio da estaquia da ponta dos ramos. Necessita de sol pleno, sendo indicada para regiões de clima quente e húmido. O espaçamento ideal para plantio é de 70 cm entre as plantas.

Cipó-de-são-joão ou flor-de-são-joão (Pyrostegia venusta) - produz flores alaranjadas e abundantes, durante o ano todo. Propaga-se por estaquia da ponta dos ramos. Necessita de sol pleno e o espaçamento indicado é de 50 cm entre as plantas.

Lágrima-de-cristo ou clerodendro-trepador (Clerodendrum thomsonae) - vai muito à meia-sombra e produz belas flores em cachos. Multiplica-se por estaquia da ponta dos ramos. O espaçamento ideal é de 50 cm entre as plantas.

Madressilva (Lonicera japonica) - prefere climas amenos e frios. Necessitam de condução. Produz flores delicada e perfumadas. Sua reprodução se dá por estaquia de galho. Plante no espaçamento de 50 cm entre as plantas. Veja foto ao lado.



ARBUSTOS ESCANDENTES: são excelentes para a decoração de muros.

Exemplos:
Alamanda (Allamanda cathartica) - pode proporcionar uma bela decoração para muros, com seus ramos pendentes floridos. Produz flores amarelas e grandes, necessita de sol pleno e reproduz-se por meio de estaquia dos galhos. Ideal para clima quente e húmido e o espaçamento indicado é de 50 cm entre as plantas. Mas deve-se ter um cuidado extra com esta espécie, pois trata-se de uma planta tóxica.



Costela-de-adão ou banana-de-macaco (Monstera deliciosa) - possui uma folhagem exótica e exuberante que adere bem ao muro, mas possui o crescimento bem lento. Combina bem com muros rústicos, especialmente os muros de pedras. Gosta de locais à meia-sombra. Reproduz-se por meio de estacas de pedaços do caule e o espaçamento correcto para o plantio é de 1m entre as plantas.

1 comentário:

Anónimo disse...

sabe me dizer onde encontro sementes de falsa-vinha ou hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata)?

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo