Jóias



Jóias e bijutarias foram feitas para brilhar. Mas para manterem tal função e qualidade, precisam de alguns carinhos especiais. Saiba quais são as regras de ouro para conservar o real valor de seus adornos predilectos.


PEDRAS PRECIOSAS OU SEMI-PRECIOSAS
- Este tipo de pedras costumam readquirir brilho quando polidas com uma flanela seca. No caso das pedras semi-preciosas e da prata fosca, pode humedecer o pano com algumas gotinhas de álcool.

- Ônix, Ametista e Ágata são jóias que devem ser limpas apenas com um algodão embebido em álcool metílico.

- Se tiver facilidade em conseguir água do mar, de vez em quando, deixe as jóias de coral de molho nela. Caso contrário, coloque-as em água salgada mesmo. Por isso, você pode tomar banho de mar sem retirar um colar ou pulseira de coral.

- As pedras preciosas não devem ser guardadas em porta jóias. Devem sim ser guardadas uma a uma, nas respectivas caixas de compra, ou então embrulhadas em papel de seda ou numa flanela.

- No caso das jóias de esmeralda, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado, pois é uma gema frágil, que se quebra facilmente.





DIAMANTE
- A mais dura das gemas é a de composição mais simples. Trata-se de um carbono comum, semelhante ao grafite, que utilizamos em um lápis.

- A produção dos diamantes sintéticos serviu como apoio à indústria, oferecendo material mais barato para lapidação e polimento em aplicações industriais, e até mesmo, suprindo um mercado menos exigente. O resultado é um amarelo que varia de tons, reproduzindo o efeito natural do Diamante Camaleão.

- Os formatos dos diamantes são: redondo (o mais popular), oval (o efeito de óptica conta muito neste formato pois ele parece maior que uma gema arredondada do mesmo quilate), navette (comprido e fino em ambas as extremidades), coração (forma também conhecida como “fantasia”), esmeralda (rectangular), em gota e quadrado.

- Os diamantes são classificados de acordo com características que determinam seu valor. Elas são chamadas de 4 C’s, porque, em inglês, suas iniciais começam com esta letra: lapidação (cut); cor (color); pureza (clarity) e peso em quilates (carat weight).

- Banhe seus brilhantes ou diamantes com gim e seque-os bem, ou então faça uma mistura de amónia com água a ferver.

- Coloque os brilhantes ou diamantes num coador ou saquinho de tecido bem fino e mergulhe dentro dessa mistura a ferver.Deixe a água esfriar e enxague as peças com cuidado. Deixe-os, depois, de molho em uma vasilha com álcool metílico, durante 10 minutos. Retire, enxague e dê lustro com uma flanela. Se preferir, pode deixá-los mergulhados em álcool metílico durante toda uma noite. Se preciso, esfregue-os com uma escovinha macia.





OURO
- Jóias de ouro necessitam de caixas apropriadas pois precisam ser protegidas com tecidos macios, como seda, veludo ou camurça e conter vários compartimentos para separar peças de diferentes formatos (brincos, braceletes, anéis, etc), evitando que sejam riscadas.

- Para limpar ouro e brilhante, coloque as peças numa vasilha com água morna e algumas gotas de amoníaco. Deixe por cerca de cinco minutos, enxague e seque com um pano macio, que não solte pelo, ou um lenço de papel.

- A sujidade mais difícil costuma sair se acrescentar sabão de coco ou detergente neutro à água com amoníaco e, após deixar a jóia de molho, esfregá-la com uma escova de dentes.

- Para polir o ouro, esfregue um pano macio e uma pasta feita com gesso-cré (Branco de Espanha) diluído em água ou álcool. Em seguida, lave, deixe secar e escove. O mesmo processo é usado no polimento da prata.

- Evite usar ouro na piscina, apesar do material não oxidar, pois a exposição prolongada ao cloro pode descolorir ou enfraquecer, fazendo com que quebre.





PRATA
- Para evitar a oxidação das peças de prata, guarde-as juntas, num recipiente impermeável ao ar ou em sacos plásticos resistentes com fecho ziploc. Em alternativa, adicione papel antioxidante ou sílica gelao guarda-jóias.

- A prata pode ser limpa com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Mergulhe a peça na solução por alguns minutos e seque-a com lenço de papel. Ou então, mergulhe a peça numa mistura de água, sabão de coco e amónia, enxaguando com água corrente em seguida.

- Pequenos riscos numa peça em prata brilhante podem ser disfarçados com produtos para limpeza de prata, encontrados nos supermercados. Aplique com um pano seco, em movimentos regulares e lave em seguida.






PÉROLAS
- As pérolas não devem ser guardadas em caixas forradas de veludo, porque ficam abafadas e com a respiração natural comprometida.

- Para guardar as pérolas o melhor é embrulhá-las em papel de seda e guardá-las em gavetas, caixas ou estojos não forrados.

- Para colar a pérola que caiu do brinco, use uma cola-tudo tradicional. Evite colas de secagem rápida. Com o tempo, a cola fica seca e a pérola descola novamente.

- O brilho das pérolas pode ser recuperado deixando-as em contacto com a água do mar. Mas não deixe os colares húmidos por muito tempo, pois geralmente são enfiados em cordões de fios de seda, que podem apodrecer.

- Você também pode deixar as pérolas naturais numa caixinha com magnésio em pó ou farinha de arroz e depois esfregar um cotonete com óleo mineral (desse usados em crianças) para deixá-las brilhantes.

- Pérolas artificiais são limpas apenas com um pano húmido. Não use álcool.

- As pérolas são produzidas por moluscos e não é possível prever ou garantir o seu tempo de vida. Estima-se que elas possam alcançar de 100 a 150 anos.

- As cores das pérolas podem ser rósea, argêntea, creme, dourada, verde, azul e negra.

- Originam-se do resultado de uma reacção contra corpos estranhos que penetram dentro da concha.

- Existem vários tipos de pérolas: a Pérola Blister (ampola ou bolha em inglês), cultivada na Austrália; a Pérola South Sea, que são as mais valiosas; a Mabe ou pérola cultivada composta, obtidas pelo princípio de formação da blister; e a Pérola Barroca, que é irregular.

- O valor da pérola depende se sua forma, cor, tamanho e brilho. A medida básica de avaliação é:peso 2 x preço base. O preço base, por sua vez, é dado por um especialista.

- As suas pérolas temem ácido, suor, álcool.

- Perfumes e sprays para o cabelo devem ser usados minutos antes de colocar um colar de pérolas.

- Evite usá-las em dias muito quentes, ou expô-las ao sol.

- Peles de transpiração ácida prejudicam a pérola, outras podem beneficiá-la.

- Guarde-as longe do atrito com outras jóias.

- Um colar de pérolas deve ser montado novamente a cada ano, ou de acordo com a frequência de uso. A transpiração e humidade da pele penetram o fio que as prende e faz com que apodreça e se rompa. Conforme o caso, até as pérolas podem ser prejudicadas.

- Um teste prático, fácil e bem popular para se verificar se uma pérola é verdadeira ou artificial é raspá-la entre os dentes, de preferência nas bordas dos frontais, que são os mais sensíveis. A pérola verdadeira apresenta uma textura ligeiramente arenosa, por sua própria formação. A pérola artificial é lisa e escorregadia.

- Se gostava de ter um bonito colar pérolas sem gastar muito, deve considerar pérolas de cultivo doméstico que são relativamente mais baratas do que outros tipos de pérolas. Como alternativa você também pode considerar a compra de cristais em forma de pérolas.




BIJUTARIA
- Bijutaria pode ser guardada em caixas de vários compartimentos forradas com tecido macio.

- Cuidado em separar as peças pois são facilmente riscáveis.

- Bijutarias folheadas podem ser limpas com água morna e sabão neutro, com vinagre ou com amónia. Após o banho, que deve ser o mais rápido possível, seque-as bem e passe polidor de prata ou gesso-cré com uma flanela.

- Uma excelente forma de armazenar todas as suas peças, de forma limpa e ordeira, é adquirir caixas para parafusos em lojas de ferragens. Normalmente confeccionadas em plástico resistente, estão divididas em vários compartimentos e com uma tampa transparente para visualizar rapidamente o que procura.

- Para as pessoas que têm alergias com bijutarias e ficam com as orelhas inflamadas, é só furar a parte do brinco que tem o contacto com a orelha no alho.





GERAIS
- Quando for viajar, leve bolsas compactas especiais para o transporte de jóias ou embrulhe cada peça com um tecido macio para que não raspem umas nas outras.

- Para qualquer tipo de jóia uma limpeza com jacto de água pode ser feita esfregando a peça com escova e pasta de dente até ficar brilhante. Em seguida, lave e enxagúe a peça normalmente.

- Jóias muito sofisticadas devem, de tempos em tempos, ser levadas ao joalheiro para receberem uma limpeza completa e profissional.

- Quando executar tarefas diárias, como lavar louças ou cuidar do jardim, retire as suas jóias.

- Se acha que entrar no duche com as suas pulseiras predilectas ainda no pulso é uma excelente forma de as lavar e poupar tempo, engana-se! Com o tempo, o mais certo é que a joalharia e a bijutaria que habitualmente não retira vá acumulando resíduos de sabão.

- Antes de efectuar qualquer tipo de limpeza, analise bem a peça em questão, para assegurar que não esteja danificada, não tenha nenhuma pedra ou outro elemento solto ou em falta – não vai querer piorar ainda mais o estado dos seus brincos preferidos com uma lavagem.

- Tenha um pano macio, 100% algodão, reservado exclusivamente para a limpeza da sua joalharia e bijutaria – muitas ourivesarias vendem panos específicos para a limpeza.

- Tenha o cuidado de lavar o pano depois de cada utilização, é que a sujidade acumulada pode danificar as próximas peças a serem limpas.

- Nunca utilize lenços de papel, papel higiénico ou rolo de cozinha para polir as suas jóias: as fibras presentes neste género de produtos podem riscar.

- Para peças com muitos pormenores ou difíceis de limpar, recorra a uma escova de dentes velha, mas macia.

- Nunca caia na tentação de utilizar lixívia para limpar a sua joalharia e bijutaria – é um produto demasiado potente para peças tão pequenas e delicadas, acabando mesmo por as estragar por completo.

- Na lista de produtos a nunca aplicar em colares, anéis, pulseiras e brincos estão ainda: álcool, acetona, amoníaco, pasta de dentes, terebintina (vulgarmente utilizado para dissolver tinta) e cloro (retire joalharia e bijutaria antes de frequentar piscinas, saunas ou jacuzzis).

- Pode comprar detergentes específicos para a limpeza de joalharia e bijutaria, no entanto, leia muito bem as instruções: é que um líquido para limpar metal pode não ser adequado para as suas peças em ouro branco.

- Em caso de qualquer dúvida, peça conselhos junto dos vendedores.

- Tenha especial cuidado ao imergir peças de joalharia e bijutaria em água. Para começar, nunca utilize água quente, mas antes água tépida – as temperaturas elevadas podem interagir com o agente de limpeza utilizado, levando a uma rápida descoloração da peça.

- O contacto com a água pode descolar peças mais delicadas ou danificar pedras preciosas ou semi-preciosas. Entre 30 segundos e um minuto é o tempo suficiente para deixar uma peça “de molho” e lavá-la com recurso à escova de dentes, por exemplo.

- Depois de retirar uma peça da água, deixe-a secar ao ar livre e finalize com um polimento, utilizando o pano macio.

- O armazenamento dos seus acessórios favoritos é tão importante como a sua limpeza e factor chave na contribuição para a sua longevidade.



- Os anéis devem estar com os anéis, os brincos com os brincos e por aí fora: misturar tudo na mesma caixa criará uma confusão de peças emaranhadas, com as pulseiras grossas a danificarem os seus colares mais delicados.

- As restantes peças devem ser agrupadas por género e em caixas que possam acomodar, de forma espaçosa, cada peça individual.

- Tenha o cuidado de estender colares e pulseiras, evitando assim a formação de nós.

- Tire os anéis quando for à manicure, pois a acetona, o álcool e alguns cremes danificam e sujam os metais.

- Quando for ao ginásio ou à praia evite usar jóias para não oxidar, riscar ou perder as peças.

- Prefira passar cremes e perfumes dez minutos antes de colocar suas jóias.

- Ao fazer um curativo, assepsia ou higienização, de algum ferimento em que utilizar mercúrio, EVITE QUALQUER CONTACTO COM SUAS JÓIAS, sob pena dela perder a cor, o brilho e até mesmo desintegrar o seu formato. Isto ocorre em função das propriedades químicas particulares ao mercúrio, metal pesado.

- Pedacinhos de giz na caixa de bijutarias, evita que elas escureçam.

- Ao colocar ou tirar brincos e anéis, evite segurá-los pelas pedras, pois elas podem se soltar.

- Se gostou muito de uma determinada jóia, mas acha que ela está acima do seu orçamento, pode considerar a compra de uma jóia semelhante, mas que tenha materiais mais económicos. Por exemplo, cristais ou cubos de zircónia são uma boa alternativa para substituir as pedras verdadeiras. Elas não apenas parecem ser idênticas e sofisticadas como as legítimas, mas são também mais acessíveis ao bolso.

- Se quer apenas demonstrar sofisticação, prefira as jóias banhadas a ouro ou a prata em vez de platina ou de ouro puro. Um observador casual não consegue diferenciá-las.

- As lojas online como eBay oferecem uma maravilhosa variedade de peças de jóias baratas que estão disponíveis para leilões online. Você pode usufruir desta opção e comprar algumas jóias legítimas sem ter que desembolsar grandes somas em dinheiro. Mais ainda, o inventário de jóias muda de tempos em tempos nessas lojas online. De modo que, se você não está totalmente satisfeito com uma determinada jóia, você poderá sempre voltar e procurar comprar nessas lojas algumas jóias melhores.

- Em casos mais específicos, pessoas que têm uma taxa mais elevada de ácido úrico ou que tomem um determinado tipo de remédio, tendem a provocar o escurecimento do metal.






Pedras de cada mês
Janeiro – Granada
Fevereiro – Ametista
Março – Água-Marina
Abril – Diamante
Maio – Esmeralda
Junho – Pérola
Julho – Rubi
Agosto – Peridoto
Setembro – Safira
Outubro – Opala
Novembro – Topázio
Dezembro – Turquesa




Os signos e duas pedras
Peixes:
Ágata De Fogo, Topázio, Granada, Turmalina Rosa, Jaspe Vermelho, Hematita, Quartzo Branco e Ametista

Touro:
Água-Marina, Coral, Esmeralda, Kunzita, Lápis-Lazúli, Quartzo Rosa, Amazonita, Quartzo Branco e Ametista.

Gémeos:
Ágata, Coral, Crisoprásio, Topázio, Cítrico, Olho de Tigre, Quartzo Branco e Ametista.

Caranguejo:
Turmalina Verde, Crisoprásio, Aventurina, Pedra da Lua, Turmalina Rosa, Opala, Rodocrozita, Quartzo Branco, Esmeralda e Ametista

Leão:
Cítrico, Ágata, Turmalina Rosa, Granada, Topázio, Quartzo Dourado, Quartzo Branco e Ametista

Virgem:
Ágata, Cítrico, Amazonita, Hematita, Quartzo Azul, Quartzo Fumê, Aventurina, Quartzo Branco e Ametista.

Balança:
Esmeralda, Água Marinha, Kunzita, Pedra da Lua, Turmalina Rosa, Opala, Lápis Lazuli, Quartzo Branco e Ametista.

Escorpião:
Água Marinha, Esmeralda, Granada, Turmalina Verde, Obsidiana, Quartzo Branco e Ametista.

Sagitário:
Olho de Tigre, Sodalita, Topázio, Lápis-Lazúli, Turmalina Rosa, Quartzo Azul, Quartzo Fumê e Quartzo Branco.

Capricórnio:
Ônix, Ágata, Turmalina Verde, Turquesa, Quartzo Verde, Quartzo Branco e Ametista.

Aquário:
Opala, Água Marinha, Crisoprásio, Granada, Lápis-Lazúli, Turquesa, Quartzo Rosa, Quartzo Branco e Ametista.

Sem comentários:

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo