Congelados



- Com excepção da banana e da pêra d'água, todas as frutas podem ser congeladas inteiras ou cortadas, em forma de puré ou sumo, devendo-se descascar e retirar os caroços imediatamente antes do congelamento.

- As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos; e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas.

- Guarde pequenas quantidades no congelador.

- Embalar alimentos em sacos plásticos traz vantagens. Economiza recipientes, lugar no congelador e é super prático na hora de descongelar, basta rasgar o plástico e pôr o alimento na panela.

- Para congelar sopas é só esperar que arrefeçam. Depois, coloque um saco de plástico dentro de uma caixa e despeje o líquido no saco até chegar um pouco antes do limita da caixa. Feche e leve ao congelador. Depois que congelar, tire o saco da caixa e pronto! A caixa está livre para ser usada noutras situações o e seu congelador, todo organizado com os “pacotinhos” de sopa enfileirados lado a lado.

- Os tomates não podem ser congelados inteiros, apenas na forma de molho. Uma boa ideia é batê-los no liquidificador, com ou sem casca, cozinhar por cerca de 10 minutos e temperar com um pouco de sal e uma pitada de açúcar.

- Pode congelar qualquer doce. E o tempo de congelamento é mais ou menos o mesmo que outros alimentos, até 6 meses. E para descongelar, tire do congelador umas 8 horas antes de o comer em tempo de calor. Você pode congelar num pote plástico um em cima do outro colocado de uma maneira delicada, fechar com a tampa e colocar no congelador.



Técnicas Básicas de Congelamento
- Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade.

- O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos.

- Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.

- Depois de pronto, arrefeça rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura.

- Os alimentos podem ser consumidos até 24 horas depois de serem retirados do congelador.

- O alimento não pode voltar ao congelador, excepto no caso de um produto cru que venha a ser transformado num prato pronto.

- Para que o congelador trabalhe perfeitamente, este deve operar, no mínimo, a -18º C.

- O congelamento além de evitar que se desenvolvam micro-organismos, ele não altera as características dos alimentos, desde que submetidos a boas condições de armazenamento, ou seja, de acordo com as técnicas recomendadas.

- O congelamento tem muitos benefícios: num dia é possível preparar o cardápio de toda a semana; a visita ao supermercado é menos frequente; os menus para festas, recepções e ocasiões especiais têm a sua preparação antecipada; o consumo de gás cai porque maiores quantidades de alimentos são preparadas ao mesmo tempo; os alimentos podem ser adquiridos a preços mais baixos e o desperdício é eliminado porque os alimentos são congelados na quantidade certa para o consumo.

- Conservar salsa ou coentro – pô-las, picadas em forma de gelo, juntar água e levar ao congelador. Quando precisar utilizar essas ervas, pegue nos cubinhos de gelo e junte-os ao prato que estiver a fazer.

- Evite congelar quaisquer tipos de queijos, pois isso interfere no sabor e aroma. Se o congelamento for necessário prefira usá-los para fins culinários.

- O congelamento não destrói os microrganismo dos alimentos. Ele apenas inibe o crescimento das bactérias e torna mais lento o trabalho das enzimas, retardando a deterioração. Assim, certos cuidados devem ser tomados para diminuir o risco. Como o congelamento não melhora a qualidade dos alimentos, uma boa medida é usar sempre alimentos frescos e em perfeitas condições. Depois de limpo e preparado, o alimento deve ser resfriado, embalado e congelado o mais depressa possível.

- Os alimentos devem ser descongelados no frigorífico (descongelamento lento), ou no microondas, ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O descongelamento na temperatura ambiente é o mais apropriado para tortas, bolos, doces e frutas. O descongelamento no frigorífico é indicado para alimentos de descongelamento lento, como queijos e carnes cruas. Já o descongelamento no forno/microondas ou fogão é usado para todos os pratos prontos.

- O alimento deve estar sob embalagem adequada.





Tempo de conservação de cada alimento no congelador:
CARNES
BOI
carne magra - 10 a 12 meses
carne gorda ou com osso - 4 a 6 meses
carne moída ou picada - 3 a 4 meses
miúdos - 2 a 3 meses
carne salgada ou defumada - 1 mês

PORCO
carne magra - 5 a 6 meses
carne gorda ou com osso - 2 a 3 meses
carne moída - 1 a 3 meses
presunto - 2 meses
toicinho - 1 mês

CORDEIRO E CABRITO
carne magra - 7 a 9 meses
carne gorda ou com osso - 4 a 5 meses
carne moída - 2 a 3 meses

VITELA
peças grandes, bifes e costelas - 6 a 9 meses
carne moída - 2 a 3 meses

CARNE COZIDA
de primeira, sem gordura - 3 a 4 meses
de primeira com gordura - 2 a 3 meses
de segunda, sem gordura - 1 a 2 meses
de segunda, com gordura - 1 mês

FRIOS
salsicha, linguiça, chouriço - 1 mês

AVES
FRANGO, CAPÃO, GALO, PERU, GALINHA, CODORNA E PERDIZ
inteiro – meses
em pedaços - 9 meses
miúdos - 3 meses

PATO E GANSO
inteiro - 6 meses
em pedaços - 3 meses

AVE COZIDA EM PEDAÇOS
com molho ou caldo - 6 meses
sem molho - 1 mês

PEIXES
PEIXES GORDOS (SARDINHA, TAÍNHA, ATUM, ETC.)
inteiros - 1 a 3 meses
filetes ou postas - 3 a 4 meses

PEIXES MAGROS ( LINGUADO, PESCADA, BADEJO, ETC.)
inteiros - 4 a 6 meses
filetes ou postas - 6 a 8 meses
peixes cozidos - 1 a 2 meses
MARISCO
ostras - 2 meses
vôngole - 6 meses
mexilhão - 3 meses
vieira - 3 meses
siri e caranguejo - 3 meses
camarão - 6 meses
lagosta - 3 meses
lula - 3 meses
polvo - 6 meses
Pizza preparada (atum, camarão, linguiça) - 1 mês
Esfiha - 3 meses
Pastéis - 3 meses
Coxinhas - 3 meses
Croquetes - 3 meses
Quibes - 3 meses
Sanduíches - 1 mês

VEGETAIS
branqueados – 6 meses.
se armazenados em pratos feitos – 3 meses

Sem comentários:

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo