Regras de Etiqueta à Mesa

Antes do Acontecimento

- Em ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone, ou mesmo, por email, com no mínimo, seis dias de antecedência.




- No caso de uma recepção mais formal, deve ser impresso. Nestas circunstâncias, o que vale é a originalidade, indo do mais simples ao mais sofisticado, devendo ser enviado com antecedência, prazo este que pode variar de vinte a trinta dias.

- Cabe ao anfitrião informar, no convite, o traje a ser usado.

- Para um jantar de mesa, o ideal é o mínimo de um casal e o máximo de 15 pessoas, dependendo do tamanho da mesa. Uma alternativa é então acomodá-los em mesas separadas, com 4 pessoas em cada.

- Porém, no jantar americano (ou jantar volante), certifique-se que há assentos suficientes para todos os convidados, mesmo para aqueles que preferem ficar de pé.

- O jantar americano pode ser usado em almoços, jantares e lanches; contudo, somente em ocasiões informais. Quando servir à americana e como proceder? A refeição servida à americana é ideal para uma grande recepção com muitos convidados, pois deixa todos à vontade. Na arrumação da mesa, os pratos, talheres e guardanapos devem estar expostos no lado direito da mesa; um arranjo de flores ou frutas no centro; e as travessas no lado esquerdo. Bebidas e copos devem ficar em outra mesa. A preferência é dada para opções fáceis de serem consumidas, como saladas, risotos e strogonoff.

- Escolha pessoas que se dão bem e evite aquelas que gostam de fazer propaganda vendendo seus produtos de limpeza, jóias e bijutarias, o que pode ser embaraçoso para os outros convidados.

- Convide pessoas que gostam de conversar e evite chamar aquelas que já deram vexames com bebida, brigas ou outros.



Arrumar a mesa
- Para uma reunião formal, a mesa poderá ser ornamentada com uma bela toalha e um arranjo de flores, sendo composta por sousplat, pratos, talheres, guardanapos combinando com a toalha e copos para água, vinho tinto e branco.

- Para a organização dos pratos, temos primeiro o sousplat e, logo acima, o prato, com o guardanapo a sua esquerda.

- Do lado direito ficarão a colher, em caso de haver consumê, ou a faca para a entrada, a faca para peixe ou a faca para carne ou ave.





- Do lado esquerdo, deverão estar o garfo para a entrada, um outro para peixe ou para carne.

- Acima dos garfos ficarão pratinhos para pão e sobre ele uma faca para manteiga.

- Acima dos pratos ficarão a faca, o garfo e a colher para sobremesa.

- Os talheres colocam-se junto de cada prato por ordem de utilização.

- O gume das facas deve estar virado para o prato.

- Do lado direito, acima das facas, ficarão um copo para água, um para vinho tinto e outro para vinho branco. Os copos colocam-se pela seguinte ordem, da direita para a esquerda: vinho branco(1º), vinho tinto (2º) e água (3º).

- Se servir como digestivo, ou aperitivo um licor, vinho do Porto ou champanhe, devem estar colocados a seguir.

- Caso seja servido champanhe, a sua taça poderá ocupar duas posições, dependendo da frequência em que a bebida será consumida. Se este for servido somente uma vez ao longo do jantar, a taça deverá ficar à esquerda do copo para água, isto é, no lado oposto ao dos vinhos. Porém, se resolver servi-lo por todo o jantar, a taça deverá ficar à direita do copo para água.

- Não se devem sobrepor pratos na mesa. Só há excepção para o prato da sopa e para o prato de doce, que pode estar sobre o da fruta.

- O prato é servido pela direita e retirado pelo mesmo lado.

- Não se deve afastar o prato quando se acaba de comer.

- As regras de colocar o guardanapo sobre a mesa são variadas, mas saiba que o mais correcto é coloca-lo bem dobrado e engomado à esquerda do prato.

- Quando o usar deve ser aberto e colocado sobre o colo.

- No final da refeição coloca-se sobre a mesa, sem ser dobrado.

- Os guardanapos devem ser da mesma cor que a toalha.

- Evite toalhas com cores "escandalosas" ou com desenhos chamativos.

- Sobre um prato raso, coloque um menor para a entrada e sobre esse prato, coloque um guardanapo dobrado sem muito exagero nas dobras. O guardanapo não é origami (dobras).

- Acrescentar frutas ao menu é uma delicadeza para aqueles que fazem dieta.

- Jamais repita os ingredientes, usando-o em mais de um prato, por exemplo creme de leite na sopa e no prato principal.




- Evite repetir as receitas que tenham o mesmo princípio, como mousse salgado e na sobremesa mousse de frutas.

- Leve em conta a temperatura. Sopa gelada no verão e pratos quentes no inverno.

- Faça mais de um tipo de sobremesa, como mousses e saladas de frutas.

- Um arranjo de flores e velas sempre dá um ar mais festivo a sua mesa, mas utilize flores não muito chamativas para não roubar a atenção, pois o astro da noite é a mesa e a comida, use-os apenas para dar um toque.

- A sopa, se houver, deve já estar servida quando os convidados se sentarem à mesa. O mesmo para a água.

- Um forro debaixo da toalha evita que escorregue; convém que seja da mesma cor, ou de cor semelhante.

- No jantar americano (jantar volante), a comida já deverá estar na mesa quando os convidados começarem a se servir. Coloque do lado da mesa, pilhas de pratos, talheres lado a lado, guardanapos, para que o convidado possa pegar para se servir, e não deixe que faltem pratos.






Receber os convidados
- O anfitrião deve ser pontual.

- Caso ocorra algum imprevisto que o impeça de receber os primeiros convidados, deve ser representado por um membro da família.

- Um dos requisitos para se receber com sucesso é agir com naturalidade, segurança e desenvoltura, proporcionando aos convidados um clima de descontracção e demonstrando, especialmente, a presença de todos indistintamente.

- Não se deve aguardar a chegada do último convidado para começar a servir os aperitivos.

- Comece a servir bebidas de entrada e salgadinhos quando chegarem os primeiros convidados. Espalhe tigelas de petiscos.

- Quanto à bebida, sirva, whisky escocês, e para pessoas mais jovens e/ou pessoas que não bebam álcool, sirva refrigerantes, sumos, etc.

- Se tem animais de estimação prenda-os. Muitos têm medo de cães e a maioria não gosta de ser cheirado e lambido. É muito constrangedor para o visitante quando um cão suja a roupa, ou deixa pêlos.

- Evite demorar a servir o jantar para prolongar a festa, pois quando o servir, a maioria já terá perdido a fome com os salgadinhos e o estado etílico elevado de outros poderá ser desastroso.

- A hora mais apropriada para servir o jantar é aproximadamente uma hora depois do horário marcado para a chegada, ou até uma hora e meia depois.

- Certamente haverá convidados que não se conhecem e cabe ao anfitrião apresentá-los e ambientá-los na festa.

- Apresenta-se sempre a pessoa menos à mais importante. A jovem, à mais velha. O homem, à mulher.

- Use o sobrenome, menos para os mais jovens, pois o sobrenome pode ser um bom ponto de referência. Pronuncie claramente o nome e o sobrenome.



- Cabe à pessoa mais importante, àquela que "recebe" a apresentação, fazer o primeiro gesto. Estender a mão, fazer um aceno, tudo isso vale.

- Se esqueceu o nome da pessoa, perguntar e pedir desculpas é o mais correto, mas poderá magoar o convidado. Procure decorar os nomes das pessoas que convidou.

- Ninguém se deve sentar sem a dona de casa indicar os lugares.

- Primeiro sentam-se as senhoras e só depois os homens.

- Cada convidado, consoante o seu estatuto ou familiaridade senta-se num determinado lugar.

- Os donos da casa sentam-se nas cabeceiras da mesa.

- Os convidados mais importantes devem sentar-se um do lado direito e outro do esquerdo.

- Homens e mulheres devem estar em lugares alternados.

- Os casais devem estar separados, a não ser que estejam noivos.

- Os mais velhos têm preferência na distribuição dos lugares.

- Numa refeição informal deve-se servir, pelo menos, dois pratos principais, por exemplo uma espécie de carne e outra de peixe, buscando atender às preferências dos convidados.

- Os anfitriões não devem levantar-se durante a refeição, nem mesmo sentar-se depois dos convidados.

- A refeição só deve ser iniciada quando todos os convidados estiverem à mesa.

- Ninguém se deve levantar até que todos os convidados tenham terminado sua refeição.

- Os anfitriões devem tratar sobre assuntos agradáveis, dirigindo-se a convidados próximos, sem deixar de conversar com os demais.

- Não dê atenção apenas para as mesmas pessoas, procure conversar um pouco com todas, cumprimentando e acenando.

- Sorria sempre para mostrar aos convidados que está muito satisfeito com a vinda de todos.

- Jamais coloque música de fundo em volume alto demais. Isso poderá prejudicar a conversa entre os convidados. O mais acertado é deixar em volume suficiente para todos ouvirem, nem alto e nem baixo demais.



- Tente não demonstrar o cansaço. O que você pode fazer é não insistir no contrário, quando os convidados disserem que está na hora de ir embora.




Combinar bebida e comida
- Peixe e carnes brancas devem ser servidas com vinho branco.

- Carne vermelha, com vinho tinto.

- A sobremesa pode vir acompanhada de champanhe.

- Licores e conhaques podem ser servidos após a sobremesa.

- Whisky acompanha os aperitivos.



Servir vinhos
- Quando servir uma garrafa de vinho nunca toque com a garrafa no copo e não encha mais do que um terço ou metade do copo.

- Servem-se sempre, como todas as bebidas, pelo lado direito da pessoa que vai beber.

- Se a garrafa for aberta à frente dos convidados, o dono da casa deve ser o primeiro a provar, verificando assim se o vinho está em condições de ser bebido.

- Os vinhos devem ter uma ordem correcta de ser servidos: o seco antes do doce, o novo antes do velho e o branco antes do tinto. Os vinhos devem ser uma surpresa, uma vez que o último vinho a ser servido deve ser o melhor, numa ordem que vá do bom ao excelente, do leve ao encorpado, do simples ao subtil.





Caviar
- A maneira mais comum de servir o caviar é com torradas, ou au blinis (tipo de uma panqueca), sempre como aperitivo ou entrada e jamais como um jantar.

- Uma boa dica é servir com torradas coberta com manteiga e com limão cortadas bem finas para não prejudicar o sabor do Caviar, afinal de contas, você está a servir caviar e não limão.

- Você só encontra caviar importado, em potes. Para o manter bem conservado coloque no frigorífico com a tampa bem vedada para que não perca o gosto ou pegue o gosto de outros alimentos contidos na geladeira.



Alcachoufra
- Regado com um pouco de molho, é uma verdadeira delícia.

- Como se come as folhas com a mão, a lavanda deve acompanhar.

- Pode-se, no entanto, preparar também só o fundo da alcachofra, cozido com vinho branco, óleo e hortelã, por exemplo, como recomenda uma antiga receita romana.



Fondue
- Os elementos básicos para o preparo são simples, mas é necessário um equipamento especial: fogareiro com uma pequena panela e garfos de cabo longo com dois dentes. Este equipamento é fácil de encontrar até em supermercados.

- O preparo do fondue de queijo, usa-se o de tipo suíço ou do tipo prato, na proporção de 200 gramas por pessoa, procure não arriscar fazer no dia em que há os amigos em casa, faça experimentos para evitar constrangimento e ter que chamar pizzas.

- Corte o queijo em cubinhos e aqueça no fogão com um pouco de leite, até derreter. Acrescente vinho branco e kirsch (licor extraído de cereja). Depois, a mistura é despejada na panelinha que está na mesa sobre um fogareiro aceso, utilize álcool para aquece-lo, jamais use outros combustível como querosene, etc..

- Cada pessoa espeta um cubinho de pão francês, ou qualquer outro tipo de pão a seu gosto, mas sempre cortado com um lado com a casca, pois só o miolo não há como o garfinho segurar por muito tempo, mergulhe no queijo antes de comer .

- Use com acompanhamento um bom vinho tinto.



- Para o fondue de carne, usa-se filé mignon fresco e cortado em cubos para mergulhar no óleo bem quente que está na panela.

- Depois de frita, a carne é passada em diversos molhos (maionese, sauce tartar, mostarda, pickles, etc.), que devem estar espalhados na mesa, em pequenos potinhos. Use como um bom vinho tinto e pão branco.



Ostras
- Servidas como entrada e abertas sobre gelo picado, e em pratos individuais juntamente com limão cortado em gomos.

- Para comer, espreme-se o limão, segura-se a concha com a mão esquerda e retira-se o molusco com um garfo específico e de três dentes, mas informalmente você poderá usar garfos comuns de sobremesa, ou então levar directamente à boca. Neste caso, o prato vem acompanhado de lavanda (tacinha de vidro ou de outro material com água morna com gotinhas de alfazema ou limão para limpar a ponta dos dedos ao término da alimentação).

- Para acompanhar: um vinho branco gelado é uma óptima ideia.



Frutas
- Cada tipo de fruta tem uma regra especial para ser cortada, servida e comida. Os morangos comem-se com o garfo, as maças e as pêras cortam-se aos quartos com faca e descascam-se de seguida. As cerejas comem-se à mão e os caroços são colocados sobre o prato. As bananas descascam-se e comem-se com faca e garfo. O ananás come-se com faca e garfo e as laranjas cortam-se em quartos e descascam-se com faca e garfo.






Café
- Deve ser servido após a refeição principal, em uma bandeja composta por xícaras, açucareiro e adoçante, com ou sem bule, visto que pode ser servido apenas o café directamente nas xícaras.

- Não se deve colocar açúcar ou adoçante no café ao ser servido.

- O café pode ser servido à mesa ou numa sala diferente da do jantar.

- Pode ser acompanhado por chocolates, cigarros, cigarrilhas ou charutos, digestivos e outras bebidas.

- O café deve vir para a mesa num recipiente próprio.



Tabaco
- Já não é uma forma de afirmação. Pelo contrário, está fora de moda.

- Não se entra num espaço público a fumar.

- Os cinzeiros não se expõem em casa e não se fuma enquanto se é apresentado.

- Deve-se pedir licença para fumar e oferece-se o tabaco antes de fumar.

- O homem deve acender o cigarro à senhora sem esta lho pedir.

- À mesa não se fuma, nem mesmo charutos.






Tipos de alimentos classificados por secções:
1 - Aperitivo: Azeitonas, talos de aipo, biscoitos salgados, amendoim torrado, caju, cubinhos de queijo, camarão frito.

2 - Tira gosto: croquetes, empadas, sanduíches, coxas de galinha, pastéis de bacalhau, bolinho de camarão, salsichão, linguiça, minipizzas, batata frita, mandioca frita.

3 - Entradas: frios sortidos, mousses salgadas, ostras, cocktail de camarão, cocktail de lagosta, saladas de maionese, melão com presunto, caviar.

4 - Sopas: caldo frio, quente, cremes de legumes, creme de tomate, creme de ervilha, creme de ervilha com bacon, etc.

5 - 1º Prato: peixe, bacalhau, camarão, escabeche, lagosta, mariscos, frango, pato, peru, strogonoff de frango.

6 - 2º Prato: carne assada, roast beef, grelhados, vitela, bifes empanados, strogonoff de carne, pernil, bistecas, lombinho de porco, coelho, presunto, carneiro.

7 - Guarnições: arroz, batata, farofa, polenta, fritos, refogados, legumes, saladas cozidas, saladas cruas, banana frita, ameixa seca, batata frita.

8 - Prato Único: feijoada, mocotó, angú, cozido, bacalhoada, macarronada, churrasco, pastas, pizza.

9 - Sobremesas: frutas, cremes de frutas, sorvete, gelatina, compotas, mousse doce, pudim, bolo, torta, etc.


Tabela de composição
Almoço ao Ar Livre: 1 - 6 - 9
Almoço Formal: 1 - 3 - 5 - 6 - 9
Almoço Informal: 4 - 5 - 9 ou 3 - 6 - 9 ou 1 - 8 - 9
Buffet: 2 - 3 - 5 - 8 - 9
Ceia: 4 - 2 ou 5 - 9 ou 4 - 3 - 9 ou 6 - 9
Chopada com Amigos: 1 - 2
Coquetel Simples: 1
Coquetel Semi-Formal: 2 - 3
Coquetel Formal: 2 - 3 - 5 - 6 - 9
Jantar Simples: 1 - 3 - 6 - 9
Jantar Semi-Formal: 1 - 3 - 4 - 5 - 6 - 9 ou 1 - 3 - 4 - 5 - 9
Jantar Formal: 1- 3 - 4 - 5 - 6 - 9



Regras gerais à mesa
- Não fale de boca cheia.

- Coma de costas direitas e cotovelos junto ao corpo.

- Não apoie os cotovelos sobre a mesa.

- Use a faca na mão direita e o garfo na mão esquerda.

- Use sempre o guardanapo após colocar o alimento na boca e antes de usar o copo.

- Não arrote.

- Não use palito de dentes.

- Não encha o prato.

- Não se deve deixar nenhum resto de comida no prato.

- O desejo de bom apetite já está fora de moda. Inicia-se apenas a refeição.

- Também não se deve pedir desculpa, quando por lapso há um arroto. É tanta falta de educação arrotar como pedir desculpa. Isto só serve para chamar ainda mais atenções para o que aconteceu.

- Não encher a boca demais na hora de comer.

- Não falar com comida na boca.

- Não fazer ruído ao comer.

- Não colocar os cotovelos sobre a mesa.

- Levar o garfo e /ou a colher à boca e não a boca até o garfo.

- Enquanto mastiga, deve deixar os talheres sobre o prato.

- Coma de boca fechada.



- Coma garfadas pequenas.

- Intercale os goles de vinho com goles de água.

- Quando segurar o seu copo os seus dedos devem todos tocar no vidro. Nunca estique o seu dedo mindinho!

- Limpe discretamente a sua boca antes de usar os copos para evitar que manchas de comida fiquem no copo, isso poderá causar efeitos desagradáveis em quem estiver próximo de você.

- Quanto aos talheres, segure a faca com a mão direita, com o dedo indicador mais próximo da lâmina sem encostar, e, enquanto estiver utilizando a faca, maneje o garfo com a mão esquerda. Tratando-se de uma comida que não necessite ser cortada, utilize o garfo com a mão direita.

- Os alimentos são cortados à medida que se come.

- A sopa toma-se com a colher de lado, e não colocando a ponta na boca.

- Não pique os alimentos para depois os comer só com o garfo ou colher.

- Não beber a água, ou o vinho todo de uma vez.

- Não sopre a sopa para a arrefecer.

- A salada deveria vir em pedaços de dimensão ideais mas caso isso não ocorra, corte as folhas com o garfo ou dobre-as sempre com garfo.

- A forma correta de se comer um cocktail de camarão é usar a colher para o molho e pedacinhos de camarão e a mão para os camarões maiores (sim, comer com a mão nem sempre é gafe).

- Mamões e melões cortados ao meio comem-se com a colher.

- Evite "lutar" com a comida, demonstrando esforço ao cortar ou erguendo muito os cotovelos.

- Não se sirva de grandes bocados de cada vez como uma folha de alface inteira.

- Não faça ruídos ao mastigar.

- Se houver uma comida de que você não gosta ou não quer se arriscar, não a recuse; sirva-se de uma porção mínima, coma o que puder e deixe o resto no prato, ou seja, disfarce.

- Restando um pouco de molho ou sopa, abandone, a não ser que queira lamber o prato e ser expulso da casa. Não há problema algum em deixá-lo no prato.



- Se derramar bebida na mesa evite exagerar o seu constrangimento. Peça desculpas à dona da casa moderadamente.

- Se deixou cair comida no chão: se for coisa pequena, limpe discretamente com o guardanapo e deixe assim mesmo. Em caso de desastre maior como deixar cair a sopa inteira, peça licença a todos e vá limpar-se na casa-de-banho. E não fuja de vergonha.

- Se deixarem cair comida sobre si, não faça escândalo. Diga com naturalidade e displicência, que não há importância e que não foi nada, mesmo que o seu vestido tenha saído uma fortuna para aquele jantar especial. Se puder, diga algo divertido para aliviar o constragimento do desastrado.

- Se cair alguma coisa, como talheres, não se debruce para o apanhar. Peça outro discretamente ao garçom, pois dessa maneira muitos convidados nem irão perceber.

- Não coma devagar demais, atrasando os outros, ou depressa demais atrasando os outros.

- Jamais monopolize a conversa até mesmo daqueles que estão distantes falando de algo que te interesse.

- Nunca diga “estou cheia de fome!”.

- Mantenha-se sempre natural e com leveza.

- Elogie discretamente a comida, mas não todas e, sim, a que realmente lhe agradar.

- Fique sempre atento ao garçom, para facilitar seu trabalho de servi-la pela esquerda e tirar os pratos pela direita.

- Beba e coma com moderação.

- As azeitonas comem-se com a mão, devolvendo o caroço à mão em forma de concha. Quando a azeitona fizer parte do prato que foi servido, você devolverá o caroço no garfo, mas em ambos os casos você depositará o caroço no canto do prato, ou na caroçadeira que estiver a sua frente.

- Na hora de comer o seu pedacinho de pão à mesa, saiba que não poderá cortá-lo com a faca e sim com a ajuda das mãos.

- O comsommé ou soupé é servido em um recipiente que tem duas alças precido com uma chávena. A forma correta de tomar comsommé ou soupé é com o auxílio da colher de sopa. Há pessoas que costumam tomá-lo segurando a "consomeira" pela duas asas.

- Não se deve comer frango com as mãos, por mais descontraída que seja a ocasião. Se o frango estiver a ser servido à mesa, coma-o com garfo e faca, mas para não deixar outras pessoas constrangidas poderá segurá-lo com as mãos, protegendo-as com um guardanapo de papel.

- O macarrão (spaghetti, taglierini) deve ser enrolado no garfo e comido com o auxílio de uma colher, segura pela mão esquerda. Não se deve cortar o macarrão para o comer.




Como utilizar o pratinho de lavanda
- Eventualmente o garçom irá colocar à sua frente uma tigela de vidro ou de outro material sobre um prato.

- Você deverá usá-la para molhar somente as pontas dos dedos e colocá-la à esquerda do prato.

- Assim servirá para limpar os dedos quando comer algo gorduroso com as mãos.

- Se o garçom colocá-la à sua esquerda, utilize-a depois de ter comido.






Reunir as amigas para um Chá
- Chá é uma forma de reunir um pequeno número de convidados.

- É geralmente servido por volta das 17 horas.

- A mesa deve ser arrumada com uma toalha fina de linho bordado, com guardanapos a combinar.

- Se desejar uma reunião mais elaborada, pode utilizar três mesas bem ornamentadas, uma para colocar os frios, patés, torradas, pães, sanduíches; outra para os doces, bolinhos, biscoitos; e a terceira para servir chá, sumos, chocolate quente e frio, onde também estarão disponibilizados chávenas, pratinhos, copos e guardanapos.



Organizar uma festa infantil
- A festinha é geralmente realizada no playground do edifício, num buffet ou mesmo em casa.

- O importante é decorar o ambiente com balões, distribuindo brindes e doces para as crianças convidadas, sem esquecer da animação da festa, que pode ser com animadores contratados como palhaços e mágicos, ou seja, tudo aquilo que faz parte do universo infantil.

- Nunca esqueça de considerar a idade das crianças.






Tipos de recepção
Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
Informais (serviço à americana, à brasileira)

- Serviço à francesa
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, directores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado... O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

- Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos são servidos individualmente nos pratos.

- Serviço à americana
Serviço a americana é quando o prato é servido "montado", já pronto, na mesa do comensal, seguindo padrões de estilo que variam de acordo com o conhecimento individual daqueles que o preparam. Um grande chefe de renome internacional, por exemplo, fará sua apresentação de acordo com os conhecimentos que possui o que o diferirá muito daquele prato feito que fizermos em casa. Observar que o serviço americana é conhecido, também, como serviço de empratado. O que chama a atenção neste serviço é a apresentação dos alimentos dispostos no prato, que tendem a obedecer uma harmonia de cores, texturas e sabores para garantir que vai agradar não somente aos olhos do comensal, como também, o seu paladar. Os pratos, já montados em sua apresentação final são servidos pela esquerda do comensal, e retirados pela direita, aplicando-se a mesma concordância com os serviços à esquerda, onde, em geral, serve-se o pão e os pratos que compõem o menu, e a direita, onde, em geral, são servidas e retiradas as bebidas, assim como, as sobremesas.

- Serviço tradicional
É o tipo de serviço que mais estamos acostumados. É o tradicional serviço familiar que realizamos em casa. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.



Exemplos de como apresentar a sua mesa:
ALMOÇO



entradas


assados

frios


fruta




JANTAR




sopa e assado




sobremesa




fruta



11 comentários:

Anónimo disse...

Amo sua dicas!!!

perfeitas!!!!!!!!

Anónimo disse...

só faltou saber se em um jantar informal uma mulher esta´sentada e é aprensentada a um homem por seu parceiro ,deve levantar pra retribuir o cumprimento?

Anónimo disse...

A mulher nunca se levanta. Pode acenar com a cabeça em sinal de cumprimento ou sorrir delicadamente se o outro cavalheiro não se deslocar para a cumprimentar directamente. Mas o normal será ele se aproximar e cumprimentar a senhora que está sentada.

Anónimo disse...

Arrasô!!

Abalou bambu!!

Adoro!!

h

Anónimo disse...

ola! gostava de saber o que faço quando ao comer peixe ou carne, encontrar espinhas ou ossos ao mastigar. obrigada pela vossa atençao

Truques de Mulher disse...

Normalmente, em refeições muito formais o menu não inclui comida com espinhas ou ossos. Mas caso aconteça, com muita descrição, separe dentro da sua boca a espinha/osso e discretamente encoste o garfo à sua boca de forma a receber a espinha/osso que será empurrado com a sua língua sempre com a boca fechada. Se achar que precisa treine em casa com um pouco de linha de cozer. Vai ser mais difícil ainda, mas dá um treino muito bom. quando conseguir retirar a linha da boca com descrição e sem fazer "caretas" estará pronta para retirar uma espinha ou um osso.

Anónimo disse...

Adorei as dicas, mas tenho dúvida.
No caso do jantar ser em um restaurante (não necessariamente chique), onde devo colocar a bolsa? E em um bar?
Outra dúvida: como devemos chamar o garçom?

Truques de Mulher disse...

Relativamente às dúvidas apresentadas pela autora anónima: a bolsa podemos colocá-la atrás a cadeira (pendurada), ou então no bengaleiro se existir um.

Se preferir existem uns apliques pequenos, que dão para trazer na mala, que se colocam na borda da mesa e a mala pendura-se lá. Vendem-se em lojas de malas.

Num bar, se estiver sentada pode colocar a mala pendurada na cadeira como no restaurante, ou colocar no chão num sítio reservado de forma a não incomodar a passagem de ninguém e de forma a poder controlar a mala para ninguém a levar. Se estiver em pé... o melhor é deixá-la ao ombro ou na mão. É chato, mas temos que fazer estes sacrifícios de vez em quando.

Relativamente à forma de chamar o empregado de mesa normalmente eles estão atentos para certos sinais como levantar ligeiramente o braço (como se estivesse numa aula e quisesse tirar uma dúvida), ou um simples aceno de cabeça.

Mas não se esqueça que o mais correcto é ser o homem a tomar estas iniciativas. Não fica mal a uma mulher fazê-lo, mas cuidado que há homens que levam um bocadinho a peito esta função da parte deles.

Cumprimentos

Roberta Rabelo disse...

primeiro quero agradecer as super dicas, e dizer que isso só prova que elegancia e boas maneiras estão ao alcance de todos. agora por favor me tire uma dúvida: como devo arrumar a mesa para servir um jantar à americana já que os pratos já vem prontos. o que deve ser disposto a mesa e qual a ordem?
beijos no coração e obrigada pela atenção!!!!

Truques de Mulher disse...

No jantar americano (jantar volante), a comida já deverá estar na mesa e a loiça da refeição colocada ao lado na mesa. Coloque as pilhas de pratos, talheres lado a lado, guardanapos, para que o convidado possa pegar para se servir, e não deixe que faltem pratos. Ponha várias variedades de bebidas, inclusivé vinho branco e tinto para os convidados escolherem a sua opção favorita.

Anónimo disse...

Duvida,

estou trabalhando em Portugal e fui chamada a atenção sobre a maneira como uso os talheres. COrto a comida com a faca na mão direita e eventualmente uso o garfo também na mão direita para levar o alimento a boca, sempre tomando o devido cuidado de pousá-lo a esquerda. Isso é errado???? Aqui pelo visto é.

IMPORTANTE: O truquesdemulher.blogspot.com já acabou. Agora continuamos com "cara" nova apenas em: WWW.TRUQUESDEMULHER.COM
Google
 

Horóscopo